Nossos visitantes

Agradecemos a todos os que nos dão a alegria de sua visita, ajudando-nos na divulgação da esclarecedora e consoladora mensagem espírita. Rogamos a Deus que a todos ilumine e proteja, com nossos votos de paz e saúde, amor e harmonia, onde quer que estejam...

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Onde começa o mundo espiritual?

1 a 5 - Estrutura física do planeta (até a borda marrom)
6 a 8 - Umbral
9 - Artes, cultura e ciência
10 - Amor fraterno universal
11 - Diretrizes do planeta
12 - Abóbada estelar
O desenho acima, elaborado por Heigorina Cunha, mostra as camadas materiais relacionadas ao nosso planeta, desde o núcleo em suas profundezas até a crosta (borda marrom). A partir da crosta temos três faixas representando zonas de sofrimento no mundo espiritual, designadas por "Umbral". São elas respectivamente:
- Primeira esfera: comporta as regiões purgatoriais mais dolorosas e de cujas organizações comunitárias, conquanto estejam tão próximas, tem-se poucas notícias sobre elas.
- Segunda esfera: abriga o umbral mais ameno, onde os Espíritos do Bem localizam, com mais amplitude, sua assistência, e onde estão situadas as "moradias". Cada desenho semi-retangular assinalado nessa região representa uma "moradia".
-Terceira esfera: a rigor, ainda faz parte do umbral pois, sendo de transição, abriga espíritos ainda necessitados de reencarnação. É aí que se localiza a colônia "Nosso Lar", representada por uma estrela. A  partir da quarta faixa, estão as zonas espirituais mais elevadas.
Segundo nos ensina Allan Kardec, nas perguntas 84 a 87 em "O Livro dos Espíritos", o mundo espiritual é o mundo habitado pelos espíritos, também denominado "mundo normal primitivo", isto é, aquele que surgiu primeiro. O mundo espiritual sempre existiu e continuará existindo mesmo que o mundo material deixe de existir. Mas o que nos intriga realmente é: onde está esse mundo espiritual? onde é que ele efetivamente começa?
Para compreendermos melhor essa questão é preciso voltar um pouco no tempo... Durante mais de 1500 anos, nossos pensamentos e até mesmo nossa relação com o Criador, bem como nosso destino aqui na Terra e depois da morte, eram determinados, impostos mesmo, pela Igreja. Sobretudo após a morte, nosso destino estava determinado ao inferno, localizado "em baixo" (de onde?!?!?) e o céu ficava "em cima"(de que?!?!?). Ora, como isso é possível se a Terra é uma esfera? E ainda tinha o purgatório, de onde as almas só poderiam ser resgatadas se alguém intercedesse por elas; caso contrário, ali ficariam indefinidamente... É por esses motivos, e outros mais, que ainda encontramos tanta dificuldade em compreender os ensinamentos dos Espíritos Superiores sobre a vida espiritual, sobre a existência dos espíritos (que somos nós mesmos, porém sem o corpo material) e a maneira como esses dois mundos, o material e o espiritual se relacionam.
Assim como na estrutura física do nosso planeta as camadas subterrâneas se interpenetram, sem que haja uma linha divisória definitiva entre uma camada e outra, o mesmo se dá em relação ao mundo espiritual, com a diferença de que elas se definem pelo nível de evolução dos espíritos que as habitam.  Isso significa que as zonas espirituais mais próximas da Terra são aquelas habitadas por espíritos ainda imperfeitos, portanto ainda sujeitos ao erro e ao sofrimento, e as zonas espirituais mais distantes são habitadas pelos espíritos mais evoluídos.
É na pergunta de número 87 que encontramos a resposta: os espíritos desencarnados estão entre nós. Ou seja, o mundo espiritual começa aqui mesmo onde estamos!!! Somos igualmente espíritos, porém no momento encarnados! Se os espíritos podem nos visitar, nos acompanhar, isso significa que o mundo espiritual está em toda parte!
Aplicando essa verdade para o nosso mundo íntimo, lembremo-nos das palavras de Jesus: "O Reino de Deus está dentro de vós!" Ou seja, o mundo espiritual começa efetivamente em nós mesmos! E para que possamos alcançar os níveis superiores, o roteiro nos foi dado por Ele mesmo: fazer aos  outros todo o bem que gostaríamos que os outros nos fizessem!

(Tema apresentado na reunião pública de 13 de setembro de 2010)

Nenhum comentário: