Nossos visitantes

Agradecemos a todos os que nos dão a alegria de sua visita, ajudando-nos na divulgação da esclarecedora e consoladora mensagem espírita. Rogamos a Deus que a todos ilumine e proteja, com nossos votos de paz e saúde, amor e harmonia, onde quer que estejam...

domingo, 5 de setembro de 2010

A origem dos mapas da colônia espiritual “Nosso Lar”

Heigorina Cunha, natural de Sacramento-MG
Heigorina Cunha, natural de Sacramento-MG, atualmente com 87 anos, é um ícone no movimento espírita daquela região, não apenas por ser sobrinha do médium e educador Eurípedes Barsanulfo (1880-1938), mas igualmente por sua extrema bondade, meiguice e dedicação aos necessitados. Foi através de sua mediunidade que os Espíritos Superiores permitiram uma visualização da colônia espiritual Nosso Lar, descrita pelo Espírito André Luiz no livro de mesmo nome. Sobre isso, ela diz:
- “Foi no dia 2 de março de 1979, quando vivi a mais fascinante experiência de minha vida. Vi-me saindo do corpo, conduzida por um Espírito que não pude identificar, seguindo para uma cidade espiritual que depois soube tratar-se da cidade Nosso Lar (...) Via a cidade com alguns detalhes, guardando, ao despertar, toda a recordação da experiência daquela noite maravilhosa que se interrompeu, em pleno amanhecer, quando o Espírito que me acompanhava convidou-me a regressar à Terra. Não podia perder a visão de tão belo acontecimento e, assim, resolvi desenhar, retratando o que me foi possível conhecer naquela rápida visita.”
"Nosso Lar" está localizada nas periferias do umbral
Primeira esfera (tom cinza): umbral grosso
Segunda esfera: umbral médio
Terceira esfera: periferia do umbral (aí está a colônia,
representada por uma estrela)


Ela sempre deixou claro que não era desenhista, portanto, os desenhos não poderiam ter nenhuma pretensão técnica nem bastariam para refletir inteiramente a beleza das formas, gravadas no papel. Apesar dessas limitações, ela fez o desenho e guardou-o sem revelar nada a ninguém. Três anos depois a experiência se repetiu com mais nitidez, e ela pode ver além do que havia visto na primeira vez, enquanto volitava sobre a cidade, embevecida com os detalhes da paisagem. Dessa segunda viagem, saiu o segundo desenho ou planta baixa da cidade e que corresponde ao plano piloto (imagem a seguir):
   - “Embora a foma seja a verdadeira, a cidade não se circunscreve ao número de casas e de quadras indicadas no desenho apenas para efeito ilustrativo, uma vez que se trata de uma cidade com vastas dimensões, que abriga cerca de um milhão de habitantes.”
Plano piloto da colônia espiritual Nosso Lar
Destaque do plano piloto mostrando os ministérios e demais construções
   Entusiasmada com o segundo desenho ela o mostrou a algumas pessoas mais íntimas e de sua confiança. Uma delas era seu primo e ele levou a notícia a Chico Xavier, em Uberaba, que se interessou e pediu que ela lhe levasse os desenhos. Qual não foi sua surpresa quando ele confirma que se tratava realmente de “Nosso Lar”, correspondendo-lhe exatamente à forma. Estimulada e auxiliada pelo carinho de Chico Xavier, ela organizou os detalhes e explicações dos desenhos, publicando-os no livro “Cidade no além”, de sua autoria.  

(Livro: Cidade no além – Heigorina Cunha – Editora IDE)

Nenhum comentário: