Nossos visitantes

Agradecemos a todos os que nos dão a alegria de sua visita, ajudando-nos na divulgação da esclarecedora e consoladora mensagem espírita. Rogamos a Deus que a todos ilumine e proteja, com nossos votos de paz e saúde, amor e harmonia, onde quer que estejam...

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Locais relacionados a Allan Kardec, em Paris

Rue de la Harpe: onde Kardec residiu quando retornou a Paris, com 18 anos, em 1822, após terminar seus estudos em Yverdon, na Suiça.

Rue de Sévres: onde Kardec fundou o Instituto Técnico Rivail, localizado no edifício de número 35, o qual funcionou de 1826 a 1834. Chegou a residir no Instituto junto com sua esposa.

Rue des Martyrs: Kardec e sua esposa residiram nessa rua no prédio de número 8. Foi nesse local que ele escreveu sua primeira obra espírita "O livros dos espíritos", em 1857. Realizava reuniões em seu apartamento, onde compareciam em torno de 20 pessoas.

Rue Tiquetone: onde residia a Sra. Japhet, sonâmbula. Kardec a consultou quando teve problemas na visão, tendo ficado quase cego.

Rue de la Grange-Bateliére: onde residia a Sra. Painemaison, que realizava reuniões com as "mesas girantes" em sua residência. Foi aí que Kardec assistiu, pela primeira vez, a uma reunião de manifestações de espíritos.

Rue Rochechouart: onde residia a família Baudin, sendo médiuns as meninas Caroline e Julie Baudin, com 16 e 14 anos. Foi aí que Kardec começou a organizar as informações reveladas pelos espíritos durante as reuniões.

Palais Royal: No dia 1 de abril de 1858, Kardec fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, que realizou suas atividades durante dois anos, provisoriamente, nas galeiras Valois e Montpensier, localizadas nos prédios do Palais Royal.


Rue Sainte Anne: Kardec transferiu a sede da SPEE para essa rua, na Passagem Saint Anne, localizada no número 59, a partir de 1860. Também passou a residir nesse local, para onde transferiu também o escritório da "Revista Espírita".

Rue de Lille: Local para onde foi transferida a Livraria Espírita e o escritório da Revista Espírita, em 1869. Essa rua é uma das laterais do famoso Museu D'Orsay. Kardec desencarnou enquanto fazia as arrumações para a mudança, no dia 31 de março do mesmo ano.

Villa de Ségur, na Avenida Ségur: nesse local, situado atrás do Museu dos Inválidos, Kardec havia adquirido uma área de 2600 m², com o objetivo de transferir sua residência para essa região. Divida seu tempo entre as atividades na Passage Sainte Anne e a residência em Segur. Foi aí que ele escreveu sua quinta obra, "A Gênese".

22 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado, pelas belas imagens e pelas lindas informações sobre Kardec e suas maravilhosas obras.

Veronica disse...

Gostaria de saber onde fica o museu de alan na franca( Fr).
Estas imagens sao muito interessantes.

GRUPO ESPÍRITA ALLAN KARDEC disse...

Prezada Verônica: tudo o que se relacionava a Allan Kardec no século XIX foi transferido para o Brasil por doação e se encontra na Federação Espírita Brasileira, em Brasília. Para conhecer mais sobre o assunto, veja o artigo - 18 de abril dia do livro espírita - em nosso blog
http://geak2002.blogspot.com.br/2011/04/18-de-abril-dia-do-livro-espirita.html

Ricardo Ignácio. disse...

Sensacionais as fotos, as histórias relacionadas a cada uma delas, pois certamente são muito inspiradoras para todos nós. Obrigado pela beleza e perseverança do trabalho aqui exposto.

GRUPO ESPÍRITA ALLAN KARDEC disse...

Prezado Ricardo! agradecemos por seu interesse e por suas palavras carinhosas e incentivadoras! Muita paz para você!

Léia Silva disse...

Bom dia!
Acabei de ler o livro "O violinista de Veneza" e vim na internet ver os endereços de Allan kardec em Paris, ali fornecidos e tive a alegria de chegar a esse post!
Guardarei com carinho, pois na minha próxima viagem a Paris irei visitar todos os endereços, se Deus permitir!
Faz 5 anos que moro na Itália e nunca encontrei uma casa espírita e isso me faz sofrer muito, pois sinto muita falta das atividades que desenvolvia na Casa espírita grupo André Luiz, em Goiânia, onde frequentava algumas atividades.
Irei acompanhar, com muito carinho e interesse, o blog de vocês!
Abraços fraternos
Léia

GRUPO ESPÍRITA ALLAN KARDEC disse...

Prezada amiga Leia! ficamos muito felizes com suas palavras e com seu carinho! Embora não tenha encontrado uma casa espírita onde se encontra, você pode fazer o Culto do Evangelho no Lar! Colocamo-nos à sua disposição para trocarmos informações e experiências! Fica com Deus!

Anônimo disse...

Caros irmãos, belíssimas as fotos postadas e muito importantes as dicas para visitação.
No entanto, gostaria de saber se a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas ainda funciona e qual o atual endereço.
Em caso negativo, gostaria que indicassem, se possível, algum Centro Espírita ou Federação em Paris para visitação.
Grande abraço
Muita paz!

GRUPO ESPÍRITA ALLAN KARDEC disse...

Prezado irmão: tudo o que se relacionava a Kardec, na França, foi transferido para o Brasil no final do século XIX, por doação, à Federação Espírita Brasileira, através do Dr. Bezerra de Menezes, na época presidente de FEB. A Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, bem como a Livraria Espírita, encerram suas atividades com a morte da esposa de Kardec. Você poderá encontrar endereços de grupos espíritas na França no link http://www.port.ceeak.ch/links/links_na_europa/centros_na_franca/index.html
Muita paz a você e agradecemos por seu interesse e carinho.

Ambiental Imóveis disse...

Olá Amigos, segue link com endereços de Centro Espíritas pelo mundo.

http://www.cefamiami.com/centros/index.html

Yuri.

Anônimo disse...

Ola muita paz. Achei muito oportuno e ineressante voces postarem os lugares historicos por onde Kardec passou.Parabnes

Anônimo disse...

Boa tarde, gostaria de saber endereco de centro em Paris . Obrigada. Rose

fabiola disse...

Muito obrigada por Ter apresentado essas belissimas imagens de Paris.
Moro na Italia e vou a Paris todos OS anos e passei por alguns lugares citados sem Ter a consciencia de que faziam parte da Vida de Kardec.
Estou terminando de ler a biografia escrita por Marcel Souto Maior e afirmo que è um livro muito valido.
Paz e amor a todos!
Fabiola

Anônimo disse...

Bom dia!Estou morando em Franca gostaria de um contato aqui se possivel do Brasil para eu poder comecar a frequentar um Centro Espurita de Alan Kardec.Obrigado!!!Katiz

Anônimo disse...

Wal,gostaria de algum contato em Paris , p frequentar e consultar centro espirita . Obrigado

Anônimo disse...

Boa tarde, pela leitura acima todos o material fisico de allan kardec se encontra em Brasilia. Irei passear em Paris e gostaria de que se possive indicassem um local para eu possa visitar. E tam´bem outra indicação de alguma casa espirita em Lisboa.
agradeço

Jefferson de Meneses Barreto disse...

Olá pessoal,
Muito obrigado pelo belo sítio que mantém.
Muito boas as fotos e outras informações. Em março estarei em Paris e visitarei os locais indicados. Muita luz!

Ira disse...

Agradeço informações, pois só agora sei que passei pelos locais sem que pudesse saber, quão importantes foram para nós.Voltarei em agosto e agora, munida de enderêços, tudo ficará mais fácil.
Abraço fraterno
Iranesa Zardo Gasparini

Ana Catarina Lopes Caetano disse...

Estou em Paris e não tinha trazido a referência da rue de Saint Anne, onde queria ir. Foi uma alegria imensa encontrar este post. Gratidão.

Ira disse...

Viajo a Paris dia 25 de agosto e farei esta busca. Tenho muita vontade de conhecer, pois outra vez que fui , a única referência a Kardec que achei foi seu túmulo no Père Lachaise.
Grata
Iranesa Zardo Gasparini
(Ira)

Mayara Cardoso disse...

Boa tarde. Estarei em Paris nos dias 22, 23 e 24 de março a turismo. Moro em Uberlândia, MG. Sou expositor espírita e faço parte da Rádio Fraternidade. Caso queiram, poderia proferir uma palestra no centro que vocês frequentam. Grato.

Mayara Cardoso disse...

Perdão pelo engano. Mensagem enviada para destino errado.