Nossos visitantes

Agradecemos a todos os que nos dão a alegria de sua visita, ajudando-nos na divulgação da esclarecedora e consoladora mensagem espírita. Rogamos a Deus que a todos ilumine e proteja, com nossos votos de paz e saúde, amor e harmonia, onde quer que estejam...

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Renovemos o pensamento e tudo se modificará conosco

Basta a aproximação do final de um ano para que retorne o velho refrão: "ano novo, vida nova".
No entanto, entre as amarguras e desencantos que tentamos esquecer e as esperanças que sonhamos alcançar, há uma realidade que não podemos negar: entra ano, sai ano, continuamos sendo os mesmos, com as mesmas tendências e hábitos (positivos ou negativos), envolvidos pelos mesmos pensamentos, ideias e ideais.
Tentando modificar nosso cenário pessoal, buscamos a renovação através de realizações de ordem material que, para nossa surpresa, satisfazem somente durante algum tempo. Renovamos a aparência física, a casa onde moramos, o grupo de amizades, as atividades profissionais, os programas de estudos, etc. Mas, logo constatamos que essas conquistas, se nos auxiliaram por um período de tempo, nem sempre são suficientes para alcançarmos a paz e o equilíbrio interior.
Oportuno lembrar, diante de tais momentos, uma advertência de Jesus: "O Reino de Deus não vem com aparências exteriores". Isso significa que não se obtém a paz interior com atitudes exclusivamente materiais.
Surge então uma dificuldade: como alcançar essa paz interior? Qual o meio para essa renovação espiritual que nos conduzirá ao equilíbrio tão sonhado?
Sem dúvida, estamos ainda muito distantes da vitória espiritual sobre nós mesmos.
A frase que serve de título a esse tema foi extraída do livro "Nos domínios da mediiunidade", escrito pelo Espírito André Luiz pela psicografia de Francisco Cândido Xavier. Nessa obra, o assistente Áulus fornece esclarecimentos oportunos sobre a questão do pensamento em  nossa vida: "Possuímos uma vida mental quase sempre parasitária, de vez que ocultamos a onda de pensamento que nos é própria, para refletir e agir com os preconceitos consagrados ou com a pragmática dos costumes preestabelecidos, que são cristalizações mentais no tempo, ou com as modas do dia e as opiniões dos afeiçoados que constituem fácil acomodação com o menor esforço. Basta, no entanto, nos afeiçoemos aos exercicíos da meditação, ao estudo edificante e ao hábito de discernir para compreendermos onde se nos situa a faixa de pensamento, identificando as correntes espirituais que passamos a assimiliar."
Recordemos igualmente o ensinamento de Jesus em relação à prática da oração e da vigilância, não somente em relação às nossas ações, mas igualmente e, sobretudo, em relação aos nossos pensamentos.
Se desejamos uma vida melhor, busquemos melhorar os nossos pensamentos dentro dos padrões do Evangelho. Para isso não precisamos esperar que mude o ano, a semana ou o dia. Podemos começar agora mesmo! Aí sim, um novo ser surgirá em nós!
Nosso vídeo mais recente apresenta uma mensagem do Espírito Emmanuel, pela psicografia do médium Francisco C. Xavier relacionada ao tema abordado.


(Tema apresentado na reunião pública de 27 de dezembro de 2010)

Nenhum comentário: