Nossos visitantes

Agradecemos a todos os que nos dão a alegria de sua visita, ajudando-nos na divulgação da esclarecedora e consoladora mensagem espírita. Rogamos a Deus que a todos ilumine e proteja, com nossos votos de paz e saúde, amor e harmonia, onde quer que estejam...

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Momentos da vida - oportunidades da alma

Em vários momentos de nossa vida costumamos nos fazer a seguinte pergunta: "Por que isso está acontecendo comigo?"; "Por que estou passando por essa situação?"...
Allan Kardec, o organizador dos ensinamentos dos Benfeitores Espirituais, esclarece que:
 "O Espiritismo dá uma causa justa e um objetivo útil para todas as dores."
Admitindo-se que um dos atributos de Deus é a justiça perfeita, se Ele permitisse um sofrimento não merecido, Ele seria injusto... Com a Doutrina Espírita, aprendemos que todos os sofrimentos e aflições da vida têm uma causa justa porque Deus é justo. E se a causa não estiver no presente, estará certamente em experiências adquiridas em outras existências, das quais não temos recordações na existência atual.
Mas o Espiritismo também nos ensina que todo sofrimento tem um objetivo útil: nosso aprimoramento espiritual. Assim, cada momento de nossa vida é uma oportunidade de nos elevarmos espiritualmente. Com essa nova forma de encarar nossas aflições, ao invés de perguntarmos  "Por que?', devemos nos indagar "Para que?".
Se não nos é possível conhecer as causas anteriores das situações que enfrentamos na atual existência, com o auxílio dos próprios Benfeitores Espirituais podemos aprender a identificar algumas situações e seus correspondentes objetivos.
Vamos fazer um paralelo entre as diversas situações que compõe nossa existência buscando relacionar não o "por que?" (pois a causa é sempre justa) mas sim o "para que?" (pois sempre haverá uma lição a ser apreendida).
Encontramos no livro "Palavras de vida eterna", de autoria do Espírito Emmanuel e psicografado por Francisco Cândido Xavier, uma relação entre algumas situações da vida e a correspondente oportunidade de aprendizado espiritual:





(Tema apresentado na reunião pública do dia 17 de janeiro de 2011)

Nenhum comentário: