Nossos visitantes

Agradecemos a todos os que nos dão a alegria de sua visita, ajudando-nos na divulgação da esclarecedora e consoladora mensagem espírita. Rogamos a Deus que a todos ilumine e proteja, com nossos votos de paz e saúde, amor e harmonia, onde quer que estejam...

sexta-feira, 25 de março de 2011

O controle das emoções


Há uma passagem nos Evangelhos que se tornou conhecida como sendo "A multiplicação dos pães e dos peixes", citada nos quatro Evangelhos. Mais uma vez, Jesus era acompanhado por grande multidão; eram quase cinco mil pessoas, entre doentes, aflitas, perturbadas... Ele sabia que necessitavam de alimento espiritual e não de alimento material. Por isso, antes de iniciar a distribuição de bençãos e consolações (esse era o alimento que ali foi dividido com todos!), Ele solicitou aos seus discípulos que mandassem “assentar os homens”. Esse é o ponto a ser analisado.
Muitas pessoas, quando começam a frequentar uma casa espírita, geralmente chegam aflitas, adoecidas física e/ou espiritualmente, trazendo muitos problemas e várias dúvidas, buscando respostas que acalmem o coração e igualmente satisfaçam a razão ... Mas, para que possam receber apoio e tratamento espiritual de maneira a obter bons resultados, é preciso que, em primeiro lugar, aprendam a se acalmar e a controlar as próprias emoções.
Na verdade, a assistência espiritual nunca deixa de ser aplicada a todos os presentes, no entanto, a maneira como esse tratamento é assimilado diverge muito de pessoa para pessoa. Por esse motivo é que, ao chegar na casa espírita, sobretudo  nos dias dedica- dos ao tratamento espiritual, devemos buscar o silêncio, a oração e o recolhimento interior.
É necessário igualmente que as casas espíritas proporcionem, nesses dias, um ambiente acolhedor, oferecendo música suave e pequenas leituras, a fim de que, aqueles que chegam, muitas vezes afobados após um dia de trabalho intenso e de preocupações, consigam, aos poucos, asserenar suas emoções.
Importante saber que a equipe espiritual já está presente no local muito antes de nossa chegada e que a assistência espiritual começa a agir em nós assim que entramos na casa espírita.
Com o passar do tempo, participando regularmente das reuniões de assistência espiritual, aprendemos que temos necessidade sim, de controlar nossas emoções em qualquer momento.
O desequilíbrio constante de nossas emoções pode se transformar num hábito. Na dor, nos debulhamos em lágrimas; na revolta, nos entregamos à raiva; na euforia, descambamos nas gargalhadas estridentes; na tristeza, emudecemos; na frustração, ficamos deprimidos e nos isolamos. Em qualquer situação, os extremos não representam o caminho adequado.
O Espírito Emmanuel nos deixou, pela psicografia de Francisco Cândido Xavier, uma advertência sobre a necessidade de asserenar nossas emoções para que o alimento espiritual de que necessitamos possa ser aplicado pelos benfeitores espirituais a nosso favor, produzindo assim benéficos efeitos. Ela se encontra no livro "Caminho, verdade e vida".

Clique na imagem para fechar a janela
TENDE CALMA
“E disse Jesus: Mandai assentar os homens.” — (JOÃO, cap. 6,vers. 10)

Esta passagem do Evangelho de João é das mais significativas. Verifica-se quando a multidão de quase cinco mil pessoas tem necessidade de pão, no isolamento da natureza.
Os discípulos estão preocupados.
Filipe afirma que duzentos dinheiros não bastarão para atender à dificuldade imprevista.
André conduz ao Mestre um jovem que trazia consigo cinco pães de cevada e dois peixes.
Todos discutem.
Jesus, entretanto, recebe a migalha sem descrer de sua preciosa significação e manda que todos se assentem, pede que haja ordem, que se faça harmonia. E distribuí o recurso com todos, maravilhosamente.
A grandeza da lição é profunda.
Os homens esfomeados de paz reclamam a assistência do Cristo. Falam nEle, suplicam-lhe socorro, aguardam-lhe as manifestações. Não conseguem, todavia, estabelecer a ordem em si mesmos, para a recepção dos recursos celestes. Misturam Jesus com as suas imprecações, suas ansiedades loucas e seus desejos criminosos. Naturalmente se desesperam, cada vez mais desorientados, porqüanto não querem ouvir o convite à calma, não se assentam para que se faça a ordem, persistindo em manter o próprio desequilíbrio.


(Tema apresentado na reunião pública do dia 21 de março de 2011)

Um comentário:

ZECA disse...

ASSENTAR, PERSEVERA, FICAR, TOMAR POSIÇÃO EM UM PROPOSITO DE UM OBJETIVO, PARA QUE SE FORME UM AMBIENTE PROPICIO PARA ATINGIR O OBJETIVO..