Nossos visitantes

Agradecemos a todos os que nos dão a alegria de sua visita, ajudando-nos na divulgação da esclarecedora e consoladora mensagem espírita. Rogamos a Deus que a todos ilumine e proteja, com nossos votos de paz e saúde, amor e harmonia, onde quer que estejam...

sexta-feira, 29 de julho de 2011

As diversas moradas na casa do Pai

Montanha de gás e poeira na Nebulosa Carina com três anos-luz de extensão
Foto obtida pelo Telescópio Hubble -  www.hubblesite.org

Nas vésperas das comemorações da Páscoa, em Jerusalém, Jesus e os discípulos estavam reunidos em um pequeno recinto. Num ambiente de amizade e confiança, entregavam-se a uma modesta refeição. No entanto, um clima de tristeza pairava no ar. Somente Jesus sabia o que as próximas horas reservariam a Ele.
O Mestre conversou longamente com os discípulos, os quais, naquele momento, não compreenderam, integralmente, tudo o que lhes foi dito. Jesus sabia que em breve estariam separados.
Entre as muitas palavras de encorajamento, consolo e esperança, lhes disse: “Há muitas moradas na casa de meu Pai.”, conforme encontramos no Evangelho de João, no capítulo 14.
Allan Kardec, no Capítulo 2 de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, trata exclusivamente do significado dessas palavras, referindo-se não somente aos diversos “mundos que circulam no espaço infinito” mas também aos diferentes estados da alma na erraticidade onde serão mais ou menos felizes conforme estejam mais ou menos libertas das atrações materiais.
Encontramos também, no referido capítulo, no item 4, as diversas categorias de mundos, conforme o grau de adiantamento moral de seus habitantes. Kardec assim os classifica, baseado nos ensinamentos dados pelos Espíritos Superiores:
1 – Mundos primitivos: onde se verificam as primeiras encarnações da alma humana.
2 – Mundos de expiação e de provas: aqueles em que o mal ainda predomina.
3 – Mundos regeneradores: onde as almas que ainda têm o que expiar adquirem novas forças, repousando das fadigas da luta.
4 – Mundos felizes: onde o bem supera o mal.
5 – Mundos celestes ou divinos: morada dos Espíritos purificados, onde o bem reina sem mistura.
Nosso planeta Terra pertence à categoria 2 – Mundo de expiações e provas. É por esse motivo que nela o mal ainda predomina e o homem está exposto a tantas misérias.
Pelos conflitos constantes entre gerações, pelos flagelos que tem se abatido sobre as populações e por todas as dificuldades para a sobrevivência, os Espíritos Amigos nos afirmam que estamos passando por um período de transição de um mundo de expiações e provas para um mundo de regeneração.
Nebulosa Borboleta -  Telescópio Hubble - www.hubblesite.org
Informam também que Deus concedeu a vários Espíritos, vindos de planetas menos evoluídos que a Terra, mas com algum progresso, a permissão de reencarnar em nosso planeta, com o objetivo de alcançarem, mais rapidamente, um progresso intelectual, moral e espiritual. No entanto, muitos desses Espíritos estão reincidindo nos mesmos erros e, portanto, não poderão, futuramente, continuar reencarnando na Terra quando esta passar para um mundo de regeneração.
Nos mundos de regeneração o mal ainda existe pois seus habitantes não são ainda perfeitos. No entanto, como o bem será o caminho mais freqüentado, o mal aos poucos deixará de se manifestar.
Quando na oração do Pai Nosso dizemos “venha a nós o Vosso Reino”, devemos nos lembrar que, para que o Reino dos Céus chegue até nós é preciso primeiramente que nós nos elevemos até ele.
Para quem duvida da existência de vida plena e abundante em outros planetas, que somente aqui no planeta Terra é que se encontra toda a Humanidade, recomendamos o vídeo abaixo.



(Tema apresentado na reunião pública do dia 25 de julho de 2011)

Nenhum comentário: