Nossos visitantes

Agradecemos a todos os que nos dão a alegria de sua visita, ajudando-nos na divulgação da esclarecedora e consoladora mensagem espírita. Rogamos a Deus que a todos ilumine e proteja, com nossos votos de paz e saúde, amor e harmonia, onde quer que estejam...

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cuidados necessários no dia da reunião espírita

São comuns os comentários por parte dos freqüentadores de reuniões espíritas a respeito das dificuldades e do mal-estar que sentem no decorrer dos dias em que irão participar das reuniões. Isso acontece não somente com os freqüentadores mas também com os trabalhadores das casas espíritas, ou seja, os médiuns, doutrinadores, expositores, evangelizadores, etc.
Há alguns cuidados que são necessários, diremos mesmo que são fundamentais, para os dias em que iremos participar de reuniões espíritas, sejam elas quais forem, de estudo, de desobsessão, de atendimento fraterno, de trabalho assistencial.
Da mesma forma que nos submetemos a dietas e cuidados prévios quando temos necessidade de um exame físico, para a busca do equilíbrio orgânico, também são necessários alguns cuidados para alcançarmos nosso equilíbrio espiritual, quando participamos de reuniões espíritas. Vamos descrever alguns procedimentos, classificando-os por sua natureza.
Extraído do livro: "Para uso diário"- psicografia de Raul Teixeira

Cuidados com a alimentação

Nos dias de reunião, como ficamos uma boa parte do tempo sentados, ouvindo explanações, atuando mediunicamente ou esclarecendo Espíritos necessitados, devemos fazer uma refeição leve antes do horário das reuniões.
Deve-se evitar, nesse dia, principalmente antes das reuniões, a ingestão de alimentos de digestão difícil, a alimentação exagerada, a ingestão de bebidas alcoólicas e o uso de cigarros. Além de comprometer nosso bem-estar físico, ficamos com o hálito carregado, causando desconforto para aqueles com os quais ficamos próximos para o diálogo.
Comer exageradamente antes da reunião tem outra conseqüência negativa: causa um desconforto físico acentuado, propiciando a sonolência e a falta de atenção.

Cuidados com a vestimenta

Roupas apertadas causam desconforto físico, ainda mais se a pessoa se alimentou com exagero antes das reuniões.
Deve-se também levar em conta que as reuniões acontecem em lugares fechados, onde as pessoas ficam muito próximas umas das outras, facilitando a percepção de detalhes físicos uns dos outros.
O bom senso recomenda o uso de roupas discretas, evitando trajes sensuais. Esse fato fica mais difícil no verão em que as pessoas se vestem com roupas mais leves mas que, às vezes, não são condizentes com o ambiente de respeito que as reuniões espíritas exigem.

Cuidados com as atividades diárias

Sabendo que à noite iremos participar de um encontro sublime com a Espiritualidade Superior, devemos, dentro do que nos seja possível, organizar melhor nossas atividades nesses dias. Se tivermos essa possibilidade, evitemos o acúmulo de tarefas, as quais, muitas vezes, podem ser adiadas para o dia seguinte.
Quanto mais nos envolvermos com outras ocupações nesses dias, menos “espaço mental” haverá para a assimilação de ensinamentos valiosos para nossa organização e equilíbrio espiritual, que são nosso objetivo maior.

Cuidados de natureza espiritual
Extraído do livro "Brilhe vossa luz"- psicografia de Francisco Cândido Xavier
Muitas pessoas se queixam de grande mal-estar, físico e/ou espiritual nos dias das reuniões. Dizem que se sentem deprimidas, chorosas, tristes, irritadas; outras dizem que sentem dores no corpo, dores de cabeça, sonolência, ansiedade, etc. Dizem que nesses dias, “tudo dá errado”, impedindo que participem das reuniões.
Normalmente, nos dias das reuniões, somos assediados, com mais intensidade, por Espíritos necessitados de auxílio, os quais podem ser classificados em duas categorias gerais:

- Espíritos sofredores ou perturbados:
São eles que nos transmitem as sensações de dor e sofrimento moral que carregam. Muitos deles ainda sentem as mesmas dores que os levaram à desencarnação.
Importante frisar que esses Espíritos não se aproximam de nós porque queiram nos fazer algum mal. De forma alguma! O que eles buscam é o socorro para o seu sofrimento. Eles se aproximam de nós, porque sentem, mesmo inconscientemente, que de alguma forma conseguirão obter algum alívio para seus sofrimentos.
Mas, por que motivo os nossos Protetores Espirituais permitem que isso aconteça conosco? Por que eles não nos isolam desses tipos de influências? Eles permitem para aprendermos a separar sensações e emoções que nos caracterizam, que são nossas, das que pertencem a uma outra individualidade (no caso, o Espírito desencarnado). Além disso, como nos ensina Allan Kardec, em O Livro dos Médiuns, todos somos portadores de mediunidade; é por esse motivo que todos estamos sujeitos a sofrer esses tipos de influências.
Há também outro fator não menos importante. Quando participamos das reuniões espíritas, trazemos conosco esses irmãos sofredores, possibilitando que sejam tratados e orientados pela equipe espiritual. Dessa forma, também praticamos uma forma de caridade; ajudamos e somos ajudados. Se faltarmos às reuniões, negaremos esse auxílio, não somente para nós, mas também para eles.
A melhor atitude nesses dias, quando sentimos esses tipos de influências, é buscar auxílio através da prece, solicitando, ao nosso Protetor Espiritual, que nos ajude mas que ajude também a eles. Muitas vezes, precisamos passar o dia todo “sintonizados” com a oração, para podermos resistir a essas influências...

Espíritos perturbadores:
A influência desses Espíritos é muito mais comum do que a anterior e muito mais difícil de ser suportada. Isso porque, na maioria das vezes, eles atingem o seu objetivo principal: o nosso desequilíbrio espiritual e/ou emocional. A arma principal da qual eles fazem uso é a irritação, procurando, de mil formas diferentes, nos desequilibrar nesse sentido.
Eles nos armam muitas “ciladas” de forma a evitar que compareçamos às reuniões, que ouçamos as palestras com atenção, que nos dediquemos aos estudos doutrinários. Isso acontece porque, ao conseguirmos nossa auto-iluminação, nosso autocontrole, deixaremos de oferecer campo para as suas influências perturbadoras. E é justamente isso que eles não querem que aconteça. Esses Espíritos também necessitam de ajuda mas são admitem ser ajudados.
Também ocorre que esses Espíritos estejam ligados a nós pelos nossos deslizes de vidas anteriores, buscando retardar nosso crescimento espiritual. Não deixa de ser uma forma sutil de vingança, para que possam continuar a exercer seu domínio sobre nós (o que se dá através da nossa mente; é um processo mental).
Recordamos aqui um ensinamento de Jesus para Espíritos dessa natureza: a necessidade de jejum e oração. É claro que Jesus não se refere a jejum de alimentos mas sim a jejum de pensamentos, sentimentos e atitudes. Muitas vezes somos nós mesmos que atraímos esses Espíritos, por nossa própria falta de autocontrole, por nossa tendência constante à cólera, ao mau-humor, ao azedume.
Podemos amenizar a influência desses irmãos, que no fundo também são sofredores, através da oração, mas também através do jejum de atitudes. Evitemos, nos dias de reuniões, sobretudo, as discussões, as agressões verbais, o uso dos palavrões.

Cuidados após as reuniões

Os mesmos cuidados que devemos ter antes das reuniões continuam valendo após as mesmas. Depois de recebermos bênçãos tão sublimes, ao retornarmos para nossas atividades, evitemos a alimentação exagerada, o uso de bebidas e/ou cigarros, as discussões em família, as fofocas, os comentários negativos em torno de qualquer assunto que seja.
Evitemos igualmente a sintonia com programas de TV de baixo teor, como noticiários e/ou filmes que abordem a violência, a criminalidade, a sensualidade, a imoralidade, o deboche das fraquezas humanas...
Há tantos e tão belos quanto instrutivos documentários, reportagens, filmes, palestras, que dignificam o ser humano! E, se nenhum desses recursos estiver ao nosso alcance, temos os livros espíritas, com seus contos, poesias, biografias de renomados Benfeitores Espirituais, que oferecem leitura mais amena, e igualmente instrutiva, preparando nosso Espírito para uma noite de paz e refazimento...
Com esses cuidados, que aos poucos vamos aprendendo a ter, passaremos a honrar, de maneira digna, as bênçãos que os Benfeitores Espirituais nos dispensarão, por amor, nos dias da reunião espírita!

(Tema abordado na reunião pública do dia 8 de agosto de 2011)

2 comentários:

Unknown disse...

ASSUNTO ABORDADO DE MODO SIMPLES ESCLARECEDOR. OBRIGADA PELA POSTAGEM.

Classix & Poliphonix disse...

Como nossa irmã comentou, é mesmo uma abordagem simples e esclarecedora. Sem mística ou excesso de explicações.
Só tenho a agradecer pela clareza da exposição desse tema fundamental ao frequentador da casa espírita ou de qualquer templo religioso. A manutenção do pensamento elevado, o cuidado com as palavras e com o agir determina o tipo de companhia que teremos ao longo da vida, seja no mundo físico ou astral.
É muito bom ler um tema muitas vezes difícil de ser explicado àqueles que desconhecem a realidade espiritual, exposto de maneira tão objetiva e fluida.
Muito obrigado!
Deus abençoe à todos!