Nossos visitantes

Agradecemos a todos os que nos dão a alegria de sua visita, ajudando-nos na divulgação da esclarecedora e consoladora mensagem espírita. Rogamos a Deus que a todos ilumine e proteja, com nossos votos de paz e saúde, amor e harmonia, onde quer que estejam...

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Pensamento disciplinado: difícil e demorada conquista!


Na atualidade, não é mais novidade para nós o telefone celular, o controle remoto, os aparelhos eletroeletrônicos sem fio, a conexão à Internet wi-fi, o GPS, as comunicações via satélite, etc. Estamos tão habituados a essa tecnologia que elas nem chegam mais a causar tanto espanto... O que causa espanto, sobretudo nos meios de comunicação, seja via telefone celular ou via internet, é a velocidade com que elas acontecem.
No plano material não há nada que supere a velocidade da luz: 300 mil quilômetros por segundo! Não apenas a luz, mas toda onda eletromagnética, como as ondas de rádio e TV, as dos aparelhos celulares, dos controles remotos, etc. A velocidade dessas ondas é tão rápida que temos a impressão de que tudo funciona instantaneamente!
Mas, no plano espiritual, os Espíritos Superiores que orientaram Allan Kardec na elaboração do Espiritismo, afirmaram que há um fator mais rápido que a luz: o pensamento! Espíritos evoluídos deslocam-se de um mundo a outro apenas com a força do pensamento! Pensou, já está lá! E a comunicação entre eles acontece somente entre pensamentos, não havendo necessidade da palavra articulada...
Livro: No invisível
No plano material podemos expressar nossos pensamentos através da palavra falada ou escrita, através de sinais, da música, da arte, etc. Mas, no plano espiritual, não temos mais o corpo físico e como é o Espírito que pensa e não o cérebro – este é apenas o intermediário entre o espírito e o plano físico – não poderemos mais esconder o que realmente somos e o que verdadeiramente pensamos. E, o que é ainda mais comprometedor: basta pensarmos em algo ou em alguém para, instantaneamente, entramos em sintonia com o mesmo.
Já está comprovado e aceito no meio científico que o cérebro funciona como uma estação emissora e receptora de ondas eletromagnéticas; emitimos nossas próprias ondas, conforme a qualidade de nossos pensamentos, e igualmente recebemos as emissões das outras pessoas. Influenciamos e somos influenciados.
Assim como o som necessita de um meio material para se propagar, o pensamento também necessita de um elemento para se irradiar. Kardec denominou esse meio de “fluido cósmico universal”, que não podemos ver e, com muita dificuldade, compreender. Os cientistas denominam esse elemento de ‘matéria escura’, a qual entraria na constituição de todos os elementos do universo.
Em nosso nível evolutivo o que conseguimos compreender é que o pensamento é um atributo do Espírito que, mesmo desencarnado, continua pensando. Não deixamos nunca de pensar, pois o espírito está sempre vibrando e irradiando. O que acontece é que às vezes nosso pensamento vibra em baixa freqüência e, em outras vezes, em altas freqüências. Quando estamos estudando, meditando, orando ou com a atenção voltada para assuntos relacionados ao bem, nosso pensamento vibra em alta freqüência, podendo assim atingir pontos mais elevados, espiritualmente falando. Quando alimentamos pensamentos de tristeza, revolta, ciúme, inveja, desânimo, ou quando voltamos nossa atenção para assuntos relacionados à criminalidade, à violência, à sensualidade, ou a satisfação de prazeres exclusivamente materiais, vibramos em baixas freqüências, as quais não se expandem para pontos mais elevados. E é aí que está o perigo, pois, como nosso planeta ainda é de provas e expiações, onde o mal ainda predomina, com facilidade nos ‘conectamos’ aos planos inferiores da vida.
A qualidade de nossos pensamentos é que determina o nível de vibração e com isso influenciamos os que nos rodeiam, sejam encarnados ou desencarnados. E é por esse motivo que igualmente somos influenciados por pensamentos afins, isto é, por ondas que se ajustam às nossas. Pelo pensamento integramos nosso íntimo ao céu ou ao inferno...
Sem dúvida, é muito difícil disciplinar nossos pensamentos. Com a maior facilidade ele nos escapa! Quantas vezes pensamos numa coisa e falamos outra! Essa questão é tão grave que pelo pensamento podemos influenciar nossa própria saúde, física e mental!
Livro: No invisível
O que os benfeitores espirituais nos recomendam é a vigilância e a necessidade de adotarmos práticas de renovação mental em nossa vida, buscando a meditação e a oração, atitudes que ainda não conseguimos integrar em nossas atividades diárias.
Renovemos o pensamento e tudo se modificará conosco’ – é o que nos ensinam os Amigos Espirituais!
(Tema apresentado na reunião pública do dia 29 de agosto de 2011)

Nenhum comentário: