Nossos visitantes

Agradecemos a todos os que nos dão a alegria de sua visita, ajudando-nos na divulgação da esclarecedora e consoladora mensagem espírita. Rogamos a Deus que a todos ilumine e proteja, com nossos votos de paz e saúde, amor e harmonia, onde quer que estejam...

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Por que e para que Jesus nasceu entre nós?


Quando perguntamos o “por que” sobre um determinado fato desejamos saber a causa que o originou, o motivo de seu acontecimento. Se a pergunta for “para que”, o que se deseja saber é o objetivo do fenômeno analisado.
Em relação a Jesus, o motivo de seu nascimento entre nós se deve ao mais sublime de todos os sentimentos: o amor. Benfeitores Espirituais nos ensinam que Ele é o governador de todo nosso sistema solar, o que equivale a dizer que Ele é o responsável pelos bilhões e bilhões de Espíritos que pertencem a essa grande comunidade. Ele mesmo se denominou como sendo o pastor de um grande rebanho, do qual nenhuma ovelha se perderia. Movido pelo mais alto grau de compaixão por nossas limitações e fraquezas decidiu-se a vir, Ele mesmo, ao nosso convívio.
Mesmo sabendo que seu nascimento seria recebido com indiferença, que sua infância e juventude passariam desapercebidas e que sua missão incomodaria a muitos, não deixou de vir, porque muito nos ama... Diz o Espírito Emmanuel em seu livro Vinha de Luz, psicografia de Francisco C. Xavier:
“Na Terra, Jesus é o Senhor que se fez servo de todos, por amor, e tem esperado nossa contribuição na oficina dos séculos. A confiança dEle abrange as eras, Sua experiência abarca as civilizações, Seu devotamento nos envolve há milênios...”
Desde que surgiram os primeiros agrupamentos humanos, Ele nunca deixou de enviar colaboradores ao nosso planeta para auxiliar nosso progresso material, moral e intelectual. Enviou filósofos iluminados para renovarem o pensamento dos homens em relação à vida; enviou médicos, cientistas e pesquisadores dedicados, com o objetivo de auxiliar o progresso das ciências, minimizando a dor física e melhorando a qualidade da vida material; enviou condutores fiéis para ensinar aos homens o caminho bem...
No entanto, quando a humanidade estava amadurecida o bastante para compreender uma mensagem mais espiritualizada e sutil, sobre o mais nobre de todos os sentimentos, aquele que deve direcionar os relacionamentos humanos, dignificando a existência, Ele não enviou substitutos. Veio Ele mesmo para nos ensinar o caminho do amor, em todas as suas possibilidades: amor a Deus e amor ao próximo, amor a si mesmo e aos inimigos.
No mesmo livro citado acima, diz o benfeitor Emmanuel:
“No momento julgado essencial para o lançamento do Reino de Deus entre os homens, veio, Ele mesmo, à nossa esfera de sombras e conflitos. Não enviou substitutos ou representantes. Assumiu a responsabilidade de seus ensinamentos e, sozinho, suportou a incompreensão e a cruz.”
Livro:"Pontos e contos" - Natal simbólico (Espírito Irmão X,  médium Francisco C. Xavier)

Em relação aos objetivos de Sua vinda, Ele mesmo nos disse: “Eu vim para que tenhais vida, e vida em abundância”. É claro que Ele não se referia a abundância de bens materiais mas sim, abundância de bens espirituais, tendo como base o amor verdadeiro entre todos. Exemplificou, a todo momento, que o caminho para conquistarmos a verdadeira vida está baseado na aplicação da prática do bem, fazendo aos outros o que desejamos para nós mesmos. É como se Ele nos dissesse: se vocês seguirem os meus ensinamentos conseguirão suportar com mais facilidade as dificuldades inerentes à vida material; se aplicarem a regra do amor e da caridade em seus relacionamentos conquistarão a paz da consciência e o equilíbrio próprio. Ele nos deixou um roteiro, não com palavras somente, mas com demonstrações e exemplificações daquilo que ensinava. Seus ensinamentos continuam e continuarão sendo a maior e mais bela mensagem dos Céus para a Terra.

(Tema apresentado na reunião pública do dia 19 de dezembro de 2011)

Nenhum comentário: