Nossos visitantes

Agradecemos a todos os que nos dão a alegria de sua visita, ajudando-nos na divulgação da esclarecedora e consoladora mensagem espírita. Rogamos a Deus que a todos ilumine e proteja, com nossos votos de paz e saúde, amor e harmonia, onde quer que estejam...

quarta-feira, 28 de março de 2012

"Obras póstumas" - notícia do livro


Allan Kardec desencarnou em 31 de março de 1869, com 64 anos de idade, devido ao rompimento de um aneurisma. 
Somente em 1890, vinte e um anos após sua desencarnação é que  livro “Obras Póstumas” foi publicado. A publicação ficou a cargo de Pierre-Gaetan Leymarie (1827-1901), o qual se responsabilizou pela continuidade da publicação das obras de Kardec, em Paris. 
Esse livro apresenta vários trabalhos de Kardec que nunca haviam aparecido em seus livros anteriores. Muitos desses trabalhos foram publicados em sua “Revista Espírita”, logo após sua morte. O material que se conservou inédito até 1890 corresponde à Segunda Parte do livro.
Sendo um dos livros mais desconhecidos e menos estudados sobre Kardec, sua importância é inegável e nenhuma objeção se pode fazer à legitimidade de seu conteúdo e dos trabalhos nele publicados.
José Herculano Pires (1914-1979), filósofo, jornalista, escritor e professor, sendo um dos melhores tradutores das obras de Kardec, o qual fez a revisão, introdução e notas explicativas desse livro, publicadas pela LAKE – Livraria Allan Kardec Editora (13ª edição), afirma que:
“Há ainda pessoas que levantam suspeitas infundadas quanto à validade deste livro, o que por sinal em nada o afeta, principalmente para os que se dão ao trabalho de lê-lo e analisá-lo. Só lamentamos que não se tenham publicado mais alguns volumes póstumos de trabalhos do mestre, que forçosamente os deixou em maior número, tal era a sua capacidade de trabalho e o seu desejo de abordar todos os problemas relativos ao Espiritismo. A publicação tardia de Obras Póstumas revela, infelizmente, que houve descuido nesse sentido por parte dos seus sucessores. Não se trata de uma acusação, mas apenas de um registro necessário.”
O primeiro problema detectado como contraditório, segundo alguns críticos, aparece justamente no seu início, na forma de uma pequena nota de abertura intitulada “Aos assinantes da Revista” onde se encontra a seguinte frase:
 “Até agora, a Revista Espírita tem sido especialmente criação e oba de Allan Kardec, como também as demais obras doutrinárias que ele publicou.”
Para Herculano, essa afirmação não tem fundamento:
“O desmentido vem na segunda parte do volume, quando vemos que todo o trabalho da Codificação (incluindo a Revista, como o disse o próprio Kardec) resultou de uma colaboração estreita e permanente entre ele, os médiuns que o serviam, os Espíritos que o orientavam e os grupos e centros de estudos com os quais se correspondia. Vê-se estampado nessas poucas linhas o drama de um homem que, tendo se adiantado ao seu tempo, teve de enfrentar a incompreensão e o despeito dos que desejavam fazer doutrina acima dele.”
Herculano Pires, que soube tão bem compreender o pensamento de Kardec, deixou esclarecimentos importantíssimos sobre esses fatos:
“A responsabilidade espiritual de Kardec era enorme e ele não podia partilhá-la a não ser com aqueles que traziam à Terra a missão de ajudá-lo. Muitas vezes quis servir-se de pessoas que julgava aproveitáveis, mas os Espíritos Superiores o advertiam em sentido contrário. Kardec se retraía e os seus companheiros atribuíam essa atitude às suas possíveis ambições de predomínio. O próprio Flammarion, à beira do túmulo, não o acusou de fazer obra um pessoal? Essa acusação se repete de maneira mais violenta e incisiva na nota da Revista em junho de 1869, três meses após a desencarnação do mestre, que serve de abertura para o texto geral de Obras Póstumas. Longe disso, porém, Kardec procurava colaboradores e sofria por não encontrá-los. A obra não era pessoal, mas a responsabilidade da sua atualização na Terra tornou-se quase pessoalíssima em virtude da falta de criaturas aptas a compreendê-la. E a prova maior disso está no que fizeram da Revista Espírita e da Sociedade Espírita, por ele fundadas, após a sua passagem para a vida espiritual.”
As anotações íntimas de Kardec, publicadas nesse livro, nos dão uma idéia da grandeza de sua missão:
“Este livro apresenta o testamento doutrinário de Allan Kardec. Reúne os seus derradeiros escritos e as anotações íntimas, destinadas a servir mais tarde para a elaboração da História do Espiritismo que ele não pode realizar. Vemos aqui a sua plena confirmação dos ensinos dados nas obras anteriores e a justificação de muitas de suas atitudes mal compreendidas pelos contemporâneos. Esta obra precisa ser lida com atenção e respeito. Ela nos desvenda os segredos de uma vida missionária. Quanto à grandeza dessa missão basta vermos o que os próprios Espíritos Superiores dizem em suas comunicações aqui reproduzidas. Na mensagem intitulada ‘Minha missão’ de 12 de abril de 1860, vemos que os Espíritos Sábios ficarão felizes de poder assisti-lo, e mais: quantos entre eles desejariam cumprir a sombra dessa missão!”
No final do livro encontra-se um dos últimos trabalhos de Kardec: a Constituição do Espiritismo “com o qual ele pretendia orientar os que ficavam, de maneira a poderem manter ao mesmo tempo o serviço de divulgação e o desenvolvimento da Doutrina, sem prejuízo de seus postulados de liberdade e responsabilidade. Ressalta desse esboço o espírito liberal de Kardec, a sua profunda convicção de que o homem é um ser livre, de cuja liberdade depende o seu desenvolvimento espiritual como personalidade responsável.”

(Publicado em nosso folheto mensal - "O Girassol"  -  edição de março de 2012)

Nenhum comentário: